A cogestão aplicada à Educação é um tema novo no Brasil. Por isso, este estudo avança na compreensão do conceito e busca revelar o processo de cogestão em sua aplicabilidade e usou como experimento a execução dos recursos públicos, aplicado em escolas públicas. Observa que diferentes espaços que têm processos decisórios colaborativos podem usar da cogestão como modelo estratégico. No caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), por Conselhos Escolares, observou as formas de atuação, limites e dificuldades, no gerenciamento dos recursos que, em tese, já deveriam ser regidos sob gestão democrática. Vale ressaltar que, nas bases acadêmicas, não foram encontrados estudos anteriores que relacionassem a fundamentação teórica da cogestão com as práticas dos conselhos em escolas, o que possibilitou ampliar a visão de ambientes democráticos. A cogestão que nasce nas pesquisas relativas à pesca, na América do Norte, evidenciando a utilização de recursos naturais e a relação dos povos nativos com o governo, passa por um processo histórico de refinamento de suas dimensões, centrando-se em modelos cooperados com foco no compartilhamento de ideias, de informações e de conhecimentos, evoluindo para um processo que incorpora a aprendizagem como fator de importância na relação dos atores.
Código: |
30465 |
EAN: |
9786558689492 |
Peso (kg): |
0,270 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,80 |
Especificação |
Autor |
Luciana Rodrigues Celiane Oliveira; Ferreira Rodrigues |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |