O livro A concepção de educação profissional contida na base normativa e na objetivação do PRONATEC Bolsa-Formação, autoria de Francilene do Rosário de Matos é fruto da pesquisa sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), mais especificamente sobre a concepção de educação profissional contida em sua base normativa e na objetivação da iniciativa bolsa-formação. Tendo como intenção compreender o sentido dado à Educação Profissional, enquanto política pública brasileira, no contexto da reestruturação produtiva do capitalismo. A abordagem metodológica baseou-se nos pressupostos do materialismo histórico dialético, sendo aplicados os métodos da pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo descritivo. E desenvolvida a técnica de observação intensiva do tipo entrevista semiestruturada. Entre os autores referenciados, destacam-se: Braverman, Castells, Chesnais, Coriat, Franco, Friedmann, Frigotto, Harvey, Kuenzer, Leite, Lopes, Machado, Manacorda, Marx, Netto, Paiva, Ramos, Saviani, Zarifian, Anderson, Araújo, Batista, Cabral Neto, Cardozo, Carnoy, Cunha, Daros, Dourado, Fagnani, Gohn, Haddad, Manfredi, Sousa, Rodrigues, Tauile, Veiga, Yanaguita. O tema está sistematizado no livro em três capítulos, sendo o primeiro reservado à análise da relação entre reestruturação produtiva, organização do trabalho e qualificação profissional. No segundo, encontra-se um breve histórico das políticas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), desde a segunda metade do século XX até os primeiros onze anos do século XXI. E, no terceiro estão os dados e as análises sobre a concepção de EPT do Pronatec, expressa na base normativa da Bolsa-Formação e na sua objetivação numa instituição pública.