ESTA pesquisa aborda o campo da educação, considerando o papel da experiência como um aspecto relevante no momento formativo, experiência que invade e inquieta o ser humano, despertando-o para uma ação formativa. Para essa discussão apontamos, como objeto de pesquisa, a educação no contexto contemporâneo, na perspectiva de Zygmunt Bauman. Assim, o objetivo geral da pesquisa é compreender e analisar as experiências formativas na contemporaneidade na perspectiva de Bauman, considerando os elementos éticos, políticos e estéticos no processo de troca, de percepção, de assimilação de saberes e na construção de conhecimentos de maneira crítica. Para a compreensão da educação na contemporaneidade, elencamos os seguintes objetivos específicos: identificar se a educação contemporânea atende às necessidades de constante mudança; compreender o papel da edu cação diante dessas constantes mudanças; entender se as transformações de fato ocorrem na educação como mecanismos de renovação nos procedimentos pedagógicos e se esses procedimentos pedagógicos propiciam maior apreensão da realidade educacional. Para a consecução desses objetivos, rememoramos a ideia de formação na Paideia grega e na educação contemporânea, com base em Zygmunt Bauman, Theodor Adorno, Walter Benjamin e Paulo Freire, analisando as contradições e compreendendo os sentidos e significados do processo de formação na educação, geradores de certezas e incertezas, no contexto contemporâneo. Portanto, foi elencada uma metodologia bibliográfica em torno do pensa dor polonês Zygmunt Bauman, visando ao entendimento de conceitos tais como modernidade líquida e educação e ao diálogo com autores que tratam da educação e da experiência.
Código: |
162654 |
EAN: |
9786555632675 |
Peso (kg): |
0,221 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Especificação |
Autor |
Ariovaldo Francisco da Silva |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Número Edição |
1 |