Este livro vem de ou ao encontro a uma das lacunas reclamadas por sujeitos pesquisadores, educadores e militantes envolvidos com a política pública da Educação do Campo. Ou seja, seus autores, vinculados ao Grupo de Estudos em Desenvolvimento Territorial: política e práticas (GEDETER) do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC), elegem como objeto de análise, as práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas multisseriadas tomando como campo empírico as escolas do espaço meio rural do município de Lages, SC. “Uma conquista, muitos desafios”, indica a tensão existente entre a garantia do Marco Regulatório e as possibilidades reais da Educação do Campo chegar ao chão da escola. O leitor encontra uma retrospectiva histórica demonstrando a forma como o Estado brasileiro tratou a educação quando formulada para o espaço meio rural: um direito negado. Somente no século XX é que se proclama a educação como um direito universal, mas oferecida nas características que configuram o que se denominou de “educação rural”. Foi no final deste século que, graças ao Movimento Nacional da Educação do Campo, se elabora um paradigma educacional contra hegemônico sob à égide de um conceito ainda em construção e em disputa, conhecido por “Educação do Campo”, acompanhado de um corolário de exigências ético-pedagógicas e sócio- políticas. Neste marco, as escolas multisseriadas em sua maioria existentes no meio espaço rural, antes conhecidas como “escolas isoladas”, são ressignificadas e trazem novas exigências desafiando gestores, professores, alunos, enfim, toda a comunidade aprendente envolvida com processos formais e não formais de educação.
Código: |
25520 |
EAN: |
9788544403815 |
Peso (kg): |
0,394 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
Simone Rafaeli Geraldo; Pacheco Locks |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |