A escola encontra-se, cada vez mais, no centro de atenções da sociedade. Nesse sentido, são demandadas mudanças urgentes na escola, a fim de que seja garantida a formação competente de seus alunos, de modo que sejam capazes de enfrentar criativa e criticamente, os problemas cada vez mais complexos da sociedade. A vida estressante, a agitação, os prazos, as metas, a complexidade que envolve o cotidiano dos professores acaba, por algumas vezes, não permitindo que estes profissionais consigam dispor de um tempo para cuidar de suas atividades pessoais e de sua saúde. Esses indivíduos constantemente estão preocupados com o aprendizado dos alunos, com a elaboração das aulas, com a correção dos trabalhos e provas, o que pode provocar certo abandono no que diz respeito à qualidade de vida, podendo prejudicar sua saúde. Com este intuito, emerge esta obra, a qual aborda o processo de adoecimento dos professores do Ensino Médio. Este livro surge como resultado de uma pesquisa de Dissertação de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Câmpus Frederico Westphalen. O objetivo geral desta obra foi investigar as doenças laborais mais frequentemente encontradas entre os professores do Ensino Médio e as razões que esses profissionais atribuem para o adoecimento. Ao chegar ao final da pesquisa, foi possível perceber que as doenças que mais acometem os professores do Ensino Médio são as emocionais e aquelas relacionadas à voz e que eles atribuem o surgimento destas ao estresse que vivem em sala de aula. Por fim, são sugeridas algumas estratégias de prevenção dessas doenças, além da promoção de saúde dos docentes.
Código: |
26056 |
EAN: |
9788544413265 |
Peso (kg): |
0,250 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,50 |
Especificação |
Autor |
Neusa Maria John Jaqueline Marafon; Scheidano Pinheiro |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |