Esse livro foi organizado com seis textos cujo foco de cada um deles, procuraremos apontar. Xavier e Oliveira, com o texto “Currículo das licenciaturas e reformulações curriculares: narrativas a respeito do projeto de formação humana na Universidade Federal Fluminense” traçam um panorama histórico dos atores responsáveis por influenciar os currículos e o embate sobre as idéias que devem prevalecer. O texto de Quelhas e Nozaki, “A licenciatura ampliada no contexto dos projetos de formação humana em disputa na Educação Física brasileira” tem como objetivo evidenciar a disputa entre os projetos de formação profissional e humana na Educação Física brasileira contemporânea. Santos com o texto “A licenciatura em Educação Física: educação e política”, se referenciando em Gramsci, resume que o curso de Educação Física da UFF se propõe a educar o educador. “A licenciatura em Educação Física da UFF: embates sobre a formação e o corpo”, outra contribuição. Sayão, o autor do texto, identificou através de entrevistas a reação de professores que propõem o retorno a Educação Física tradicional. No artigo “As características político-pedagógicas e curriculares da Educação Física da UFF e sua importância para uma formação humana contra hegemônica” Figueiredo, autor deste texto, assim resume o que percebeu: Entendemos que nas suas possibilidades e limite, o curso da UFF em seus aspectos políticos, pedagógicos e curriculares valoriza uma formação de profissionais da educação que entendam que a vida deve valer mais do que o lucro. Fechando a coletânea, Almeida e Castro apresentam o texto “A licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Fluminense: uma trajetória de enfrentamento”. O titulo expressa uma conseqüência esperada de quem propõe uma alternativa ao modelo hegemônico.
Código: |
27320 |
EAN: |
9788544422830 |
Peso (kg): |
0,250 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Especificação |
Autor |
Paulo Antônio Cresciulo de Almeida |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |