O trabalho que se apresenta é resultado de uma Dissertação de Mestrado, que investigou necessidades formativas de professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização, em salas multisseriadas, de escolas do campo. Na sua essência, constitui-se de uma pesquisa iniciante que analisa e reflete sobre as necessidades de formação reveladas dessas educadoras. A obra leva o leitor a refletir sobre a complexa temática – necessidades formativas, alfabetização, letramento e Educação do Campo, salas multisseriadas – a partir de diálogos legais, teóricos e práticos. Ao abordar tais temas, buscou-se enfrentar o silenciamento desses profissionais que atuam em salas multisseriadas, sobretudo em turmas de alfabetização. O estudo valoriza a perspectiva dos professores que, na qualidade de sujeitos e não de objetos de pesquisa, são convidados a refletirem sobre a própria prática pedagógica e a dizerem acerca de suas necessidades de formação docente. Nesse contexto, as necessidades são vistas como caminhos possíveis para a elaboração de uma proposta de formação continuada que leve em conta as dificuldades, os anseios e as expectativas dos professores em serviço, emanados da prática cotidiana.
Código: |
29454 |
EAN: |
9788544438770 |
Peso (kg): |
0,300 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Telma Maria de Freitas Araújo |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |