Este livro apresenta o Terceiro Setor como um campo intermediário que se relaciona com o Estado, o mercado e a comunidade, para o provimento de bens comuns de proteção social. As organizações que o compõem estruturam-se em torno da declaração de umam issão para sua intervenção social e nelas coexistem diversas racionalidades, discursos e recursos provenientes da relação com o Estado, o mercado e a comunidade. A exposição internacional que o tema assume na atualidade solicita o exame da literatur a européia e norte-americana. A investigação realizada por entrevistas e questionários permite examinar as concepções de gestão social e missão institucional, reconhecendo tendências do Terceiro Setor e desafi os ao seu desenvolvimento. São identifi ca dos os principais processos da gestão e para onde convergem, sob a forma de necessidades e capacidades, as tensões e lógicas dos públicos constituintes da organização. As organizações prestadoras de serviços sociais e assistenciais investigadas ex pre ssam a relevância da missão para a identificação da organização, e sua escolha como parâmetro do controle do processo de gestão. A abordagem conceitual e a pesquisa de campo sugerem o estabelecimento de um processo de monitoramento do cumprimento da missão que efetive o controle social, tendo por indicador a capacidade de incorporação dos atributos do espaço público não estatal ao processo de gestão. Esta obra tem por objetivo conceituar as atividades brasileiras do Terceiro Setor tomando c omo f io condutor os desafi os superados nas experiências norte- americanas e européias. É a referência teórica que faltava em uma área acadêmica nova e crescente no Brasil.

Código: 49623
EAN: 9788502062061
Peso (kg): 0,370
Altura (cm): 17,02
Largura (cm): 24,38
Espessura (cm): 1,52
Especificação
Autor Eloisa Helena de Souza Cabral
Editora SARAIVA
Ano Edição 2007
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Terceiro Setor. Gestão e Controle Social

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$97,00