Este livro apresenta o Terceiro Setor como um campo intermediário que se relaciona com o Estado, o mercado e a comunidade, para o provimento de bens comuns de proteção social. As organizações que o compõem estruturam-se em torno da declaração de umam issão para sua intervenção social e nelas coexistem diversas racionalidades, discursos e recursos provenientes da relação com o Estado, o mercado e a comunidade. A exposição internacional que o tema assume na atualidade solicita o exame da literatur a européia e norte-americana. A investigação realizada por entrevistas e questionários permite examinar as concepções de gestão social e missão institucional, reconhecendo tendências do Terceiro Setor e desafi os ao seu desenvolvimento. São identifi ca dos os principais processos da gestão e para onde convergem, sob a forma de necessidades e capacidades, as tensões e lógicas dos públicos constituintes da organização. As organizações prestadoras de serviços sociais e assistenciais investigadas ex pre ssam a relevância da missão para a identificação da organização, e sua escolha como parâmetro do controle do processo de gestão. A abordagem conceitual e a pesquisa de campo sugerem o estabelecimento de um processo de monitoramento do cumprimento da missão que efetive o controle social, tendo por indicador a capacidade de incorporação dos atributos do espaço público não estatal ao processo de gestão. Esta obra tem por objetivo conceituar as atividades brasileiras do Terceiro Setor tomando c omo f io condutor os desafi os superados nas experiências norte- americanas e européias. É a referência teórica que faltava em uma área acadêmica nova e crescente no Brasil.
Código: |
49623 |
EAN: |
9788502062061 |
Peso (kg): |
0,370 |
Altura (cm): |
17,02 |
Largura (cm): |
24,38 |
Espessura (cm): |
1,52 |
Especificação |
Autor |
Eloisa Helena de Souza Cabral |
Editora |
SARAIVA |
Ano Edição |
2007 |
Número Edição |
1 |