A aprendizagem da Matemática nos anos iniciais é essencial para o sucesso dos alunos na escola e não é tarefa fácil para nenhum professor. A construção do conhecimento matemático realiza-se num processo em que avanços e recuos são mesclados com dificuldades e desafios das crianças, e é essencial que se acompanhe atentamente suas ações e reações, suas necessidades e formas de responder às situações-problema apresentadas. Nesse sentido, a narrativa de Anastácia Maldaner vem contribuir com professores e gestores de forma surpreendente, uma vez que ela articula os fundamentos teóricos a uma prática educativa de sucessivo questionamento aos alunos, relatando e analisando suas diferentes ideias ao aprender os fatos fundamentais da Matemática. Ilustra sua narrativa com interessantes diálogos que revelam muitas e surpreendentes descobertas ao longo de todo percurso. Nos dois primeiros capítulos, a autora faz um resgate da história do número para a melhor compreensão do Sistema de Numeração Decimal e Posicional. Relata a seguir, em capítulos específicos, como levar os alunos à compreensão dos fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão, dando ênfase, na divisão, à ideia de medir e de repartir, nem sempre trabalhada nas escolas, e a interessantes atividades com medidas de comprimento e o uso do sistema monetário. Apresenta, também, várias sugestões de atividades lúdicas, com o uso do material multinumérico, e jogos, como os Jogos Nunca 4, Nunca 5, Nunca 6 e Nunca 10, que auxiliam na compreensão do Sistema Decimal de Numeração. Sobressai, em todos os capítulos do livro, a postura mediadora de Anastácia Maldaner e sua defesa de uma prática problematizadora para a formação de crianças autônomas, críticas e reflexivas.
Código: |
66309 |
EAN: |
9788577061082 |
Peso (kg): |
0,530 |
Altura (cm): |
27,00 |
Largura (cm): |
20,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
ANASTÁCIA MALDANER |
Editora |
EDITORA MEDIAÇÃO |
Número Edição |
1 |