Este livro resulta da pesquisa de mestrado realizada no ano de 2016 emergida da necessidade de analisar os significados que a equipe gestora atribui às dimensões da gestão escolar e suas implicações no processo de organização da escola. Tomando como base as dimensões econômica, pedagógica, política e cultural que compreendem o paradigma multidimensional de administração da educação, desenvolvido por Benno Sander, buscou-se trazer os significados que o Diretor Escolar, o Coordenador Pedagógico e o Secretário Escolar dão às dimensões da gestão no processo de organização da escola. A opção metodológica foi pela abordagem qualitativa na perspectiva dialética. A pesquisa se desenvolveu com nove sujeitos que integram a equipe gestora de duas escolas estaduais do Estado de Mato Grosso. A coleta de dados se deu pela entrevista semiestruturada e a pesquisa documental (PPP, Regimento Interno, Atas de reuniões, Plano de Ação dos Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos e Normativas da SEDUC). Apesar de a gestão democrática ter sido implantada no Estado de Mato Grosso, em 1998, a pesquisa se desenvolveu com base nos dois últimos mandatos dos Diretores Escolares. O resultado da pesquisa demonstrou que a administração escolar é pautada unicamente nas dimensões econômica e pedagógica. Ainda como reflexão, o paradigma multidimensional de administração da educação se apresenta como uma importante ferramenta de superação a esses modelos de administração que se pautam na racionalidade instrumental, características da sociedade capitalista.
Código: |
29498 |
EAN: |
9788544439944 |
Peso (kg): |
0,280 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,90 |
Especificação |
Autor |
Adriano Sabino Gomes |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |