Em 2025, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) deixam de ser meras ferramentas para se tornarem agentes transformadores da educação, redefinindo modos de ensinar, aprender e produzir conhecimento. Esta obra, construída a partir de pesquisas do Grupo GEOTEC e parceiros, supera visões instrumentalistas para enfrentar desafios urgentes: vieses algorítmicos, falsa neutralidade tecnológica, formação docente precarizada e novos analfabetismos digitais. Mais do que diagnosticar problemas, o livro propõe caminhos insurgentes – do uso emancipatório das tecnologias à crítica da razão digital, inspirada em pensadores contemporâneos. Discute ainda as "futuridades educativas" como espaços de reinvenção pedagógica. Em sua segunda edição, a obra convida a repensar a educação para um projeto verdadeiramente inclusivo e anticolonial, no qual o digital seja território de luta por equidade e reumanização. Leitura essencial para educadores e pesquisadores comprometidos com uma educação crítica na era tecnológica.
Código: |
232614 |
EAN: |
9786525178639 |
Peso (kg): |
0,540 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,40 |
Especificação |
Autor |
Rosângela Patrícia de Sousa (Orgs.) Kátia Soane Santos – Moreira Araújo |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2025 |
Número Edição |
1 |