A inclusão de alunos com autismo no ensino comum tem se mostrado um grande desafio para professores, estudantes e suas famílias. Diante disso, o Grupo de Estudo sobre Autismo (Gesa), vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, tem desenvolvido estudos na área e por meio desta coletânea, socializa algumas de suas produções, com a expectativa de que os textos ora apresentados contribuam para ampliar o debate sobre a inclusão do aluno com autismo no ensino comum. Tendo em vista a escassez de estudos sobre a temática e a urgência de se promover condições educativas que efetivamente contribuam para avanços no desenvolvimento de crianças e jovens com autismo, bem como a apropriação de conhecimentos abordados na escola, os autores desta coletânea trazem para a discussão temas pungentes, como: práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva; aspectos históricos da educação de crianças e jovens considerados “anormais”, no início do século; a inclusão de estudantes com autismo na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e no ensino médio; o brincar de crianças com autismo, o processo inicial de alfabetização e a experiência da família. Perpassa os estudos apresentados nesta coletânea um olhar sobre crianças e jovens com autismo como sujeitos com potencial para aprender e se desenvolver, desde que lhes sejam ofertadas as condições de aprendizado apropriadas às suas necessidades educativas especiais. Nesse contexto, a escola tem um papel fundamental no sentido de proporcionar a esses estudantes condições para a inserção em novas e variadas relações sociais, para o contato com práticas sociais significativas para sua inclusão social, bem como o acesso ao conhecimento escolar.
Código: |
25562 |
EAN: |
9788544406632 |
Peso (kg): |
0,270 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Especificação |
Autor |
Ivone Martins de Oliveira |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |