A maior obra sobre literatura ocidental.
Obra magna de Otto Maria Carpeaux.
Uma coleção fundamental para entender a literatura produzida no Ocidente, escrita por um dos maiores críticos literários do país, Otto Maria Carpeaux. Da literatura grega à contemporânea, Carpeaux desenvolve suas análises e tece suas críticas em estilo único, aprofundado e embasado por vasto arcabouço teórico. Seu conhecimento nos leva ao encontro dos mais importantes autores da literatura ocidental, numa obra imprescindível para qualquer pessoa que se proponha a estudar verdadeiramente o tema.
Volume 1 - Dos gregos e romanos ao primeiro século do cristianismo.
Volume 2 - A fundação da Europa, o universalismo cristão, a literatura dos castelos e das aldeias, o Trecento (Dante, Petrarca, Boccaccio), o realismo e o misticismo medievais.
Volume 3 - Os humanistas italianos e a literatura renascentista europeia, os humanistas cristãos e a reforma.
Volume 4 - Poesia e teatro da contrarreforma, pastorais, epopeias e romance picaresco, o barroco protestante, a literatura oposicionista.
Volume 5 - As origens neobarrocas, o arcadismo, o classicismo racionalista, o pré-romantismo, os enciclopedistas, o último classicismo.
Volume 6 - Das origens do romantismo ao fim do movimento - o evasionismo, o byronismo, os radicais e utopistas.
Volume 7 - O romance burguês, darwinismo e fatalismo, o romance psicológico, o século XIX.
Volume 8 - O simbolismo, o fim do século XIX, a época do equilíbrio europeu (1900 a 1914) Nietzsche, Oscar Wilde, Mallarmé, Rimbaud e outros.
Volume 9 - As vanguardas europeias, as revoltas modernistas, a I Guerra Mundial. Freud, Joyce, Proust, O'Neill, Franz Kafka, entre outros.
Volume 10 - A literatura contemporânea, o existencialismo, a II Guerra Mundial e suas consequências. Saint-Exupéry, George Orwell, Camus, Calvino, Gabriel García Márquez, Cortázar, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e outros autores.
Sobre o autor: Otto Maria Carpeaux, nascido Otto Karpfen (Viena, 9 de março de 1900 – Rio de Janeiro, 3 de fevereiro de 1978), foi um ensaísta, jornalista, crítico literário, crítico de arte, crítico de música e historiador austríaco naturalizado brasileiro. Publicou A História da Literatura Ocidental, uma das mais importantes obras publicadas no Brasil no século XX.