Este livro está associado às atividades do Grupo Pesquisa Filosofia Política, Ética e Educação com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade, ligado ao PPGCTS do IFPR Campus Paranaguá. Mostrase que a abordagem da ideia de progresso – e suas congêneres, desenvolvimento, inovação, aperfeiçoamento (humano/social/técnico) não deixa de ser uma presença necessária em um programa/currículo de educação CTS, tanto como uma categoria de avaliação dos rumos sociais, quanto como ideologia colonial, que justifica, muitas vezes, formas inautênticas e mesmo perversas de desenvolvimento. Essa clivagem no âmbito do ensino é necessária para a compreensão crítica das controvérsias envolvidas no campo CTS, sobretudo quanto se propõe alguma forma de integração entre o ensino técnico científico, formação profissional e humanidades. Discutese, no âmbito desta obra, uma formação capaz de promover o desenvolvimento não apenas das habilidades técnicas e da racionalidade científica, mas também do compromisso social, conscientes das responsabilidades frente às gerações futuras, às tradições dos povos e à proteção da natureza.
Código: |
26830 |
EAN: |
9786558683506 |
Peso (kg): |
0,310 |
Altura (cm): |
14,00 |
Largura (cm): |
21,00 |
Espessura (cm): |
2,50 |
Especificação |
Autor |
Rogerio Baptistella Sidney Reinaldo da Silva |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |