A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciència da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
Esta obra é dedicada à divulgação do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), por meio de oito excertos de pesquisa realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, oferecido pela Faculdade de Ciências do campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A ideia foi a de descrever como a mesma foi utilizada por diferentes investigadores, visando possibilitar o aprofundamento de conhecimentos sobre o DSC enquanto abordagem metodológica, e seu impacto no campo da Educação e do Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. São estudos e reflexões de pesquisadores(as), além de casos práticos que exemplificam a aplicação do DSC em diversas pesquisas na área de Ensino, fornecendo uma gama de exemplos para aqueles interessados em compreender e utilizar o DSC como uma técnica promissora de pesquisa no campo das Ciências Humanas. Nos diversos capítulos são explorados o histórico, as bases teóricas, os conceitos centrais da metodologia e algumas aplicações do DSC em diferentes contextos, ilustrando sua relevância para a produção de conhecimento científico. O objetivo deste livro é apresentar recortes de pesquisas realizadas na área de Ensino de Ciências e Matemática, que usaram como referencial metodológico as técnicas do DSC, sem a utilização de softwares. Boa e proveitosa leitura!
Código: |
220721 |
EAN: |
9786555635218 |
Peso (kg): |
0,305 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,40 |
Especificação |
Autor |
Beatriz S. C. Cortela |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Ano Edição |
2025 |
Número Edição |
1 |