Este livro valoriza a monografia como chance de desenvolver capacidades valiosas para toda a vida, recusando-se a vê-la só como o desafio final dos cursos de graduação e pós-graduação. Por isso, ele frisa que a pesquisa científica permite aprimorar os três princípios organizadores da realidade intelectual: conhecimentos (informações organizadas e estruturadas), habilidades (para a transformação do conhecimento em resultados) e competências (compreensão de si e da realidade para saber fazer acontecer).
Todos os capítulos têm como pressuposto a visão da metodologia científica como ferramenta para a conquista da autonomia intelectual. A pesquisa não só é uma atividade criativa como também uma mola-mestra do aprender a aprender. Portanto, o texto busca aperfeiçoar as capacidades inerentes ao pensamento crítico, como a análise de dados, a resolução de problemas, a criação de novas idéias e a conexão de informações.
Resultado de uma longa experiência acadêmica do autor, este livro aborda o processo ensino-aprendizagem segundo novos paradigmas da ciência e apresenta conteúdos indispensáveis para a elaboração de projetos de monografia, como os tipos de pesquisa, a estrutura do trabalho acadêmico e as normas da ABNT. A maioria dos capítulos ainda propõe atividades complementares visando à construção do conhecimento científico.
Livro-texto para as disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia Científica, Iniciação à Pesquisa ou Trabalhos de Conclusão/Monografias e Fundamentos da Educação, dos cursos de graduação e pós-graduação de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Recomendada também como fonte de consulta para profissionais que orientam monografias e pessoas interessadas em atualizar-se sobre pesquisa científica.
Código: |
50452 |
EAN: |
9788522454259 |
Peso (kg): |
0,530 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
12,30 |
Especificação |
Autor |
Albenides Ramos |
Editora |
ATLAS |
Ano Edição |
2009 |
Número Edição |
1 |