Cientistas se divertem? Claro que sim, como somos convidados a nos divertir – e sobretudo a pensar – por Ariel Arbiser, especialista em computação e jogos. Neste livro ele discorre sobre os mais diferentes entretenimentos que todo mundo conhece: a loteria, a roleta, o pôquer, o vinte e um, o ponto e banca, a escopa de 15, entre outros. Também não são esquecidos os inquietantes (e belos) esquemas do jogo da vida nem o microcosmo que compõe o xadrez e suas estratégias. Como jogar é uma arte, mas também uma ciência, todos saímos ganhando, ainda que isso signifique entender por que não se pode vencer a banca na roleta, que a probabilidade de receber uma sequência real é de 0,0000153908 e que, para ganhar na loteria, seria preciso jogar por 100 mil anos. Desse modo, entre cartas, fichas e tabuleiros, Arbiser nos faz passear pelos truques, sutilezas e paradoxos que aparecem quando alguém se senta a uma mesa de jogos de habilidade (só ou acompanhado) ou se propõe a queimar os neurônios em busca da solução para um enigma! Vamos abrir a ciência para jogar! Ver mais: Blog da Editora da Unicamp: O acesso ao universo científico pela coleção Meio de CulturaPrograma Café com Conversa: Fake News em Ciência
Código: |
140233 |
EAN: |
9788526812314 |
Peso (kg): |
0,210 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Ariel Arbiser |
Editora |
UNICAMP |
Ano Edição |
2015 |
Número Edição |
1 |