Lançado pela primeira vez em 1972, A noite da madrinha é um estudo do programa de Hebe Camargo que desvenda os suportes ideológicos da classe média brasileira e investiga as condições em que a indústria cultural se consolidou no país. O autor reviu o texto original especialmente para esta edição, redigiu novo prefácio e acrescentou ao volume quatro ensaios sobre a mídia no Brasil.
Sergio Miceli demonstra como a apresentadora, assumindo as personas de mãe, filha, esposa e dona de casa, duplica os papéis sociais reservados à mulher, e assim reforça a necessidade de conformidade social e a adesão a um determinado universo ideológico.
Ao adotar um programa de auditório como tema, ainda no início dos anos 70, o sociólogo propôs uma reorganização da hierarquia dos objetos de estudo acadêmico e inaugurou uma fecunda linha de reflexão nas ciências sociais brasileiras. Mais do que isso: mostrou os meios de comunicação de massa como instrumentos estratégicos da dominação de classe, numa crítica contundente à cultura oficial do país em plena ditadura militar.
Código: |
111269 |
EAN: |
9788535906899 |
Peso (kg): |
0,450 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
2,10 |
Especificação |
Autor |
Sergio Miceli |
Editora |
COMPANHIA DAS LETRAS |
Ano Edição |
2005 |
Número Edição |
1 |