• Ensino de óptica para alunos cegos

“Ensino de óptica para alunos cegos: possibilidades” é parte dos resultados de dois projetos de pesquisas complementares desenvolvidos entre os anos de 2005 e 2009. O primeiro refere-se a uma investigação de pós-doutorado que visou analisar os processos de planejamento de atividades de ensino de física por licenciandos para ambiente educacional que contemplou a presença de alunos cegos. O segundo fez parte do desenvolvimento do plano trienal docente realizado na UNESP de Ilha Solteira e objetivou investigar a aplicação dos planos no ambiente educacional mencionado. Organizado em nove capítulos, busca compreender quais contextos comunicacionais favorecem e quais dificultam a participação efetiva do aluno cego em atividades de óptica. Para tal, define, a partir das estruturas empírica e semântico-sensorial, a linguagem utilizada nas atividades, bem como o padrão discursivo em que essas linguagens foram empregadas. Enfoca temas como o ensino de reflexão, refração, dispersão da luz, cores, relação luz matéria (opacidade, transparência, etc), espelhos planos e esféricos, lentes, entre outros.   Discute saberes docentes necessários à condução de atividades inclusivas de óptica. Apresenta materiais táteis que auxiliam o ensino de alunos com e sem deficiência visual.  Como resultado, identifica intensa relação entre o emprego de linguagem de estrutura empírica áudio-visual interdependente em episódios não-interativos/de autoridade, o decrescimento da utilização de tal estrutura nos episódios interativos e/ou dialógicos, a criação de ambientes segregativos de ensino no interior da sala de aula, e a frequente utilização de linguagem de estrutura empírica tátil-auditiva interdependente nesses ambientes. Discute, ainda, o conceito de “necessidade educacional especial”, seu emprego inadequado e sugestões para seu uso correto. Finaliza afirmando que a interatividade, ao aproximar aluno com e sem deficiência visual, favorece a utilização de linguagens de acesso não-visual, e reconhece a importância do professor ao organizar sua comunicação em função de linguagens acessíveis a todos os discentes. **Programa Encontros com Fátima Bernardes http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/v/eder-camargo-ensina-fisica-para-deficientes-visuais/2889306/   **Vídeo que concorre ao prêmio de superação promovido pela Johnnie Walker e Fernando Meirelles https://www.youtube.com/watch?v=wKXqEpCO-Zg   http://brasil.blogfolha.uol.com.br/2014/08/02/professor-cego-supera-barreiras-e-se-torna-especialista-em-inclusao/   http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2014/08/fisica-inclusiva

Código: 29540
EAN: 9788580420289
Peso (kg): 0,552
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,44
Especificação
Autor Achille Mbembe
Editora EDITORA CRV
Ano Edição 2011
Número Edição 1

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Ensino de óptica para alunos cegos

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$64,36