• Entre reflexões sobre a educação rural no Brasil, Portugal e Espanha e as experiências de educação do campo do movimento sem terra

A existência, ou a insistência, a resistência das comunidades rurais (do campo) em defesa da escola para as suas populações são imprescindíveis em termos civilizacionais. A reestruturação das escolas para as pessoas que habitam no meio rural pode contribuir para a constituição de uma nova ruralidade em tempos de globalização, considerando sempre a sua imbricação e indissociabilidade ao universo maior, a sociedade capitalista. A educação para as populações rurais (do campo) deve consubstanciar firme resistência à expansão da urbanização e à exclusiva mercadorização do resultado da produção agrícola e pecuária. A educação rural (do campo) deve ser concebida imprescindivelmente como processo de educação permanente, compatibilizado com um processo lato e multiforme de socialização que possa reunir experiências e processos deliberados e não deliberados da ação educativa, intrínseco da relação com o conhecimento. A educação, a escola e a formação escolar no meio rural (campo) se manterão vivas enquanto existir a necessidade da disponibilização dos meios para a subsistência da humanidade, visto que as produções agrícola e pecuária constituem as bases para o desenvolvimento socioeconômico e a satisfação das necessidades imediatas da população mundial, bem como para o equilíbrio territorial, valorização e revitalização do campo.

Código: 67117
EAN: 9786525107653
Peso (kg): 0,160
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,80
Especificação
Autor Flávio Reis dos Santos
Editora EDITORA CRV
Ano Edição 2021
Número Edição 1

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Entre reflexões sobre a educação rural no Brasil, Portugal e Espanha e as experiências de educação do campo do movimento sem terra

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