• Estratégias de referenciação na produção escrita de alunos surdos

Este livro – originado de tese de Doutorado homônima defendida na Faculdade de Letras da UFRJ – propõe uma análise original e interessante de redações escritas por alunos surdos do INES. A autora, Christiana Leal, professora do INES desde 2007, pretende mostrar como a Libras, língua primeira do surdo, influencia na escrita em português, especialmente no que concerne às estratégias de referenciação usadas nos textos. A pesquisa, feita com alunos concluintes do Ensino Médio, analisa 9 redações, elaboradas a partir da reprodução, em Libras, do conto "A incapacidade de ser verdadeiro", de Carlos Drummond de Andrade. Christiana Leal nos mostra, a partir da comparação entre o conto drummoniano, a contação em Libras e os textos redigidos pelos alunos, como as elipses, os encapsulamentos e as anáforas nominais e pronominais vão se desenrolando, colaborando para a construção textual. Ao final, temos a certeza de que ainda há muito o que pesquisar sobre textos escritos por surdos, mas este livro inovador já acena para um caminho a ser trilhado no estudo teórico sobre Libras, referenciação e linguagem, e na abordagem prática desses temas, associando-os ao ensino. (Professora Doutora Leonor Werneck dos Santos, UFRJ).

Código: 25532
EAN: 9788544400968
Peso (kg): 0,300
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,90
Especificação
Autor Christiana Lourenço Leal
Editora EDITORA CRV
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Estratégias de referenciação na produção escrita de alunos surdos

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$52,88