Este livro é resultado da pesquisa de doutorado defendida na ECA/USP e laureada com o Prêmio Capes de melhor Tese em Artes do Brasil no ano de 2018. Nele são identificadas e analisadas ações performáticas de mulheres artistas e ativistas, tendo como pilares as vertentes das teorias críticas feministas e dos estudos de gênero. São trabalhos cênicos que implicam a utilização dos corpos e/ou de experiências autoetnográficas como estratégias composicionais para visibilizar as inúmeras pautas das mulheres, nas quais protagonizam posturas críticas, políticas e poéticas das artistas como reivindicação social. Grupos teatrais e artistas como Regina José Galindo (Guatemala), Nádia Granados (Colômbia), Violeta Luna (México), FOMMA – Fortaleza de la Mujer Maya (México), Rocío Boliver (México), Capulas Cia de Arte Negra (São Paulo, Brasil) e Coletivo Rubro Obsceno (São Paulo, Brasil) são convocados para compor um panorama sobre a ressignificação dos discursos feministas nas práticas cênicas latino-americanas.
SUMÁRIO
Mulheres praticando feminismos, políticas e poéticas – Elisabeth Silva Lopes
O corpo território e o território do corpo – Veronica Fabrini
Apresentação: Como nascem – e morrem – as feministas
Capítulo 1: Poéticas decoloniais: mulheres artistas no enfrentamento às colonialidades
Capítulo 2: Corpo e erotismo: poéticas de transgressão
Capítulo 3: “Para aquelas que não mais estão”: ativismo poético contra o feminicídio
Capítulo 4: Carta para Leticia: a construção de uma cena feminista do Coletivo Rubro Obsceno
Conclusão: Ato contínuo
Resíduos: A libertação poética de Rosa Cuchillo no presídio feminino em Chiapas
Fluoxetina: reflexões sensório-cênicas sobre o uso e prescrição indiscriminados de antidepressivos
Bibliografia e Fontes Referenciais
Código: |
177166 |
EAN: |
9788584043934 |
Peso (kg): |
0,330 |
Altura (cm): |
1,50 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
21,00 |
Especificação |
Autor |
Stela Fischer |
Editora |
HUCITEC EDITORA |
Ano Edição |
2023 |
Número Edição |
1 |