Esta obra analisa, com autoridade e clareza didática, o processo de tomada de decisão – de vital importância para o sucesso de qualquer empresa, qualquer que seja seu porte e ramo de negócio – e o significado que os sistemas de informações assumem nesse processo. As pessoas em posição de liderança têm grande responsabilidade pela criação e pelo desenvolvimento dos negócios das empresas em que operam. Entre essas responsabilidades, uma das mais importantes é tomar decisões, uma atitude muito arriscada, pois sempre envolve a escolha entre diversas alternativas – cada uma com uma série de aspectos positivos e outra de negativos, e ambas são apoiadas por informações. Sucesso e fracasso são decorrentes do acerto ou erro na tomada de decisões e, principalmente, na implantação das decisões tomadas. Todavia, os líderes nunca estão sozinhos, pois contam com a cooperação de suas equipes e com o suporte proporcionado pelos sistemas de informações operados pelas redes internas e externas de computadores e pelos dados mantidos nas mais diversas formas de “armazéns” (data warehouses). Neste livro, Cassarro enfoca os conceitos básicos de informação – dando ênfase às informações gerenciais -, dos sistemas de informações e do processo de tomada de decisões. Também é apresentada metodologia orientadora para trabalhos de desenvolvimento e/ou aquisição de sistemas de informações. O autor entende e acredita que, a despeito da crescente evolução da tecnologia, que introduz computadores dos mais variados tipos e tamanhos, redes de comunicação, robôs, bancos de dados, inteligência artificial etc., todo o processo de estabelecimento de objetivos e/ou metas, planejamento, organização, coordenação e controle continuará sendo exercido por pessoas. Elas, sim, devidamente capacitadas, coesas e em equipes, são e continuarão sendo os fatores decisivos para o sucesso de qualquer empreendimento.
Código: |
22626 |
EAN: |
9788522109562 |
Peso (kg): |
0,205 |
Altura (cm): |
22,70 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Especificação |
Autor |
Antonio Cassarro |
Editora |
CENGAGE LEARNING |
Ano Edição |
2010 |
Número Edição |
4 |