Apesar de termos hoje um número significativo de pesquisas sobre currículo no Brasil, boa parte ainda não está incorporada às discussões envolvendo a matemática escolar. Esse livro busca preencher essa lacuna ao aproximar, confrontar e articular ideias desses dois campos afins, para analisar o papel das disciplinas escolares em face das questões da contemporaneidade.Ao entender a matemática como prática social, cultural e política, o autor defende um ensino mais igualitário, pautado não só nos saberes institucionalizados, mas também naqueles que pertencem ao repertório e à subjetividade de cada aluno. Para isso, constrói uma proposta alicerçada em teorias curriculares e educacionais em consonância com a etnomatemática, que se apoia, sobretudo, no fortalecimento da diversidade, com a educação matemática crítica, que se preocupa com os aspectos políticos da área, com a modelagem matemática, que é peça importante dos debates envolvendo a matemática escolar e as relações de poder, e com a enculturação matemática, que apresenta uma proposta de currículo centrada na dimensão cultural.
Código: |
105316 |
EAN: |
9788544900642 |
Peso (kg): |
0,280 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
Elenilton Vieira Godoy |
Editora |
PAPIRUS EDITORA |
Ano Edição |
2015 |
Número Edição |
1 |