O texto apresentado neste livro discorre sobre a possibilidade de construção e aplicação de um currículo integrador e significativo para o contexto da educação infantil. Primeiramente, há uma retrospectiva histórica sobre os conceitos de currículo(s) e sobre como os mesmos exercem influência no contexto social, sem deixar de lado a perspectiva inversa. Ou seja, a sociedade interfere nas questões curriculares assim como elas interferem na sociedade. Nesta concepção, o currículo é visto em sua amplitude, como um instrumento de poder. Posteriormente, há a apresentação e a discussão de questões curriculares ligadas ao contexto da educação brasileira e os estudos que defendem a implantação de um sistema curricular único. O texto aborda ainda as contribuições de pensadores como Froebel, Montessori e Freinet para o trabalho realizado nas escolas de educação infantil e apresenta a pedagogia de projetos como um dos caminhos possíveis para a aprendizagem significativa, não fragmentação dos conteúdos, assim como da chamada transgressão curricular.
Código: |
168453 |
EAN: |
9788576002390 |
Peso (kg): |
0,220 |
Altura (cm): |
27,00 |
Largura (cm): |
21,00 |
Espessura (cm): |
0,40 |
Especificação |
Autor |
Luciana Cristina Patricia Maria; Cardoso Fragelli |
Editora |
EDUFSCAR |
Número Edição |
1 |