Apresentar este livro é para mim uma oportunidade para tecer este dedim de prosa com vocês em torno de questões que vem me inquietando já algum tempo: como as práticas artísticas entram no contexto universitário e na pesquisa acadêmica, com seus modelos e formatações? Como os professores universitários podem desenvolver práticas artísticas como pesquisa? Quais as formas e locais para a prática artística dos docentes universitários da área? Como aderir ao processo artístico um certo rigor conceitual ‘acadêmico’? A noção de Artista-docente parte da percepção não dissociativa entre a atividade artística e a pedagógica no âmbito teatral e sim, que ambas são subsidiadas pelos mesmos princípios. Defendo que a dissociação entre a prática artística e a docente, muito comum no meio universitário, não alcança a mesma dimensão nas práticas pedagógicas dos grupos. Nestes, as esferas artística e pedagógica encontram-se interligadas, num processo recíproco de aperfeiçoamento. No ensino universitário a atividade de docência e de pesquisa encontram-se, quase sempre, distanciadas do exercício artístico. O conceito de artista-docente, e acrescentaríamos o de pesquisador, implicaria, no âmbito universitário, uma aproximação entre estas esferas de trabalho. Essa dimensão nós é apresentada nesta obra pela prática docente de Ana Carneiro em seu percurso de uma formação de atriz junto ao Grupo Tá na Rua e com o diretor Amir Haddad para o exercício da docência universitária. Com uma competência ímpar, a artista-docente-pesquisadora Valéria Gianechini opera esse campo de tensão na perspectiva de um trajeto de indissociabilidade entre pesquisa acadêmica, prática pedagógica e prática artística. Boa leitura! Uberlândia, em um dia de calor no cerrado mineiro. Narciso Telles, um artistocente.
Código: |
189131 |
EAN: |
9789895196630 |
Peso (kg): |
0,100 |
Altura (cm): |
22,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Valéria Gianechini De Araújo |
Editora |
CHIADO EDITORA |
Ano Edição |
2017 |
Número Edição |
1 |