A decadência ideológica decorre do pensamento pós-moderno hegemônico nas múltiplas determinações da sociabilidade. A degenerescência do papel histórico da educação escolar e a fragilidade dos princípios que a orientam, denominado de “recuo da teoria”, conjugada às dificuldades estruturais do sistema educacional, em geral, não produzem apenas pessimismo pedagógico, e sim, caos à formação cultural e intelectual das gerações. Memorando Gramsci, poderíamos dizer que vivemos em plena atitude de renúncia à educação das gerações, numa impressão de que as gerações mais velhas renunciaram ao papel de educar as gerações jovens, e estas cometem o mesmo erro. O fracasso gritante das velhas gerações se reproduz tal e qual na geração que agora parece dominar. Fica claro, então, que ao mesmo tempo em que se faz necessária a crítica do real (do reducionismo da atividade educativa, da fragmentação e do relativismo do conhecimento objetivo, do subjetivismo que engrandece a experiência do indivíduo), cabe, em igual proporção, o esforço na formulação de uma teoria pedagógica que supere o esvaziamento do papel da educação escolar. Gestine Cássia Trindade UFSCAR
Código: |
28542 |
EAN: |
9788580425048 |
Peso (kg): |
0,454 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
Jean Mac Cole Tavares Francisco Ari de; Santos Andrade |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |