Uma das principais características das atividades empresariais é que as firmas adotam uma pluralidade de arranjos organizacionais para realizar transações entre fornecedores, clientes e concorrentes. É bastante comum observar empresas que utilizam simultaneamente diferentes formas de obter insumos (ou a venda de produtos ou serviços) que têm características idênticas. Este fenômeno é identificado na teoria da organização como formas plurais.
Este livro contribui para a compreensão de quais as forças que levam as empresas a obter parte da sua matéria-prima por meio de fornecedores independentes, outra parte de sua própria produção, e ainda por meio de fornecedores com contratos bem estabelecidos. Seu conteúdo reflete, portanto, uma investigação teórica com o objetivo de desenvolver uma explicação consistente para um fenômeno pouco compreendido.
A obra apresenta um extenso estudo empírico – 27 estudos de caso, abrangendo 12 setores de cadeias produtivas agrícolas do Brasil, visando analisar, assim como avançar, o quadro teórico proposto pelos autores.
Livro destinado a profissionais que trabalham em gestão e planejamento estratégico, em especial às empresas do agronegócio, com interesse em desenvolver relações com fornecedores e otimizar suas operações em cadeias de abastecimento. Leitura complementar para disciplinas das áreas de graduação e pós-graduação em economia, administração, engenharia de produção e afins. Diferentes abordagens podem se beneficiar da discussão desenvolvida em vários capítulos: estratégia e gestão da cadeia de abastecimento, fundamentos da estratégia, economia das organizações, economia industrial e institucional, economia dos custos de transação, entre outras.
Código: |
52178 |
EAN: |
9788522491384 |
Peso (kg): |
0,485 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
13,80 |
Especificação |
Autor |
Emmanuel Vivian Lara Dos Santos; Raynaud Maria Sylvia Macchione; Silva Claude; Saes Ménard |
Editora |
ATLAS |
Ano Edição |
2014 |
Número Edição |
1 |