Os textos aqui reunidos resultam da constatação, por parte dos(as) autores(as), de certo cansaço e inconformismo, diante da retórica de estímulo ao ódio ao diferente que vem crescendo em nossa sociedade, nos colocando em uma arena de disputas e de desigualdades. Todos, nas suas singularidades e pontos de confluência, partem dos diversos movimentos que são produzidos dentro da escola e fora dela, no sentido de incluir e valorizar as diferenças. É tempo de superarmos a lógica binária que tem colocado em um plano dicotômico o eu e o outro, bem como de colocarmos entre parênteses a fixidez através da qual as lutas pela identificação têm se construído. Acreditam os(as) autores(as) que as identidades devem ser pensadas como resultado histórico de tensões, conflitos e negociações, configurando um novo patamar de relações. Dessa maneira, não restam dúvidas de que o movimento engendrado pelo neolibertalismo e pelo neoconservadorismo não colaboram para a construção de uma sociedade mais igualitária em todos os aspectos. Porém, resistir a uma visão pessimista e estagnante é imprescindível no contexto atual, por acreditar na capacidade germinativa e transformadora da educação e dos movimentos sociais. Eugénia da Luz Silva Foster Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amapá Coordena o Grupo de Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Interculturais
Código: |
29356 |
EAN: |
9788544432280 |
Peso (kg): |
0,440 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,40 |
Especificação |
Autor |
Ângela do Céu Ubaiara Brito |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |