Como profissional da área de Ciências Sociais me acostumei às análises que têm como referencial as relações sociais e as ideias, e não a perspectiva do corpo. De repente, percebi o homem fragmentado de uma outra forma... Corpos separados na simultaneidade espaço temporal, corpos separados entre si, preparados para o trabalho, distantes do prazer... Mas, a reconstrução política, econômica e social apresentada pela autora foi dando ao “corpo-individual-histórico” uma história. Ao buscar a gênese da Educação Física nos ideais burgueses do século XVIII, contextualizou as “bases científicas” que nortearam a inclusão desta, como disciplina, nos colégios brasileiros a partir do século XIX. Ao longo do trabalho percebe-se a utilização criteriosa de fontes documentais pouco exploradas na área, o que sugere a abertura de novas vertentes de análise ao profissional de Educação Física.
O livro ainda nos dá elementos para percebemos que o que devemos descartar em nossa perspectiva metodológica, seja na Educação Física ou fora dela, é o mecanismo do pensamento positivista e não a observação, a experimentação e a comparação que podem ser instrumentos fundamentais de crítica se utilizados de uma forma dinâmica e processual. - Dulce Maria Pompêo de Camargo
Código: |
67372 |
EAN: |
9788574960180 |
Peso (kg): |
0,260 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Carmen Lúcia Soares |
Editora |
AUTORES ASSOCIADOS |
Ano Edição |
2012 |
Número Edição |
5 |