É pesquisa.
É experiência-exercício.
É educação.
É insurgência.
É educação musical
É trabalho de professoras e professores.
Este livro é pautado em diálogos com temáticas emergentes, contemporâneas à educação musical e mais do que necessárias para movimentar outras ideias e trazê-las ao contexto de nossas discussões e práticas profissionais.
As escritas são de autoras e autores que trazem de si o que pulsa no professorar. Professoras e professores tratam aqui das diversidades e diferenças, das criatividades, das infâncias, das negritudes e branquitudes, dos capacitismos e anticapacitismos.
São ensaios que testemunham o fazer reflexivo e profundo, de cada uma e cada um, e que declaram seu amor pela vida, pela educação, pela educação musical, pelo mundo. São produções desacomodadas que nos desestabilizam. Reenfatizo: é trabalho de professoras e professores que têm na música sua conexão com o mundo, com as educações e seus enfrentamentos para a construção humana.
Eis o sentido da insurgência: forma de potencializar a construção de utopias.
Cláudia Ribeiro Bellochio
Este livro é fruto do trabalho de professoras(es) e pesquisadoras(es) que têm atuado com afinco para mostrar e criar entrespaços para outros movimentos possíveis entre as músicas e as educações, provocando rupturas em relação a processos cristalizados, os quais, muitas vezes, dominam imaginários da existência humana.
Destinada a todas(os) que acreditam na educação como possibilidades de pensar e construir mundos, esta é uma obra escrita por um coletivo que nos aguça pensar a educação musical entrelaçada a questões que distinguem e valorizam o ser humano e a música em suas diversidades e diferenças, em modos de existir e construir o mundo.
Cláudia Ribeiro Bellochio
Sumário
Apresentação: É pesquisa. É experiência-exercício. É educação. É insurgência. É trabalho de professoras e professores, Cláudia Ribeiro Bellochio
Capítulo 1: Educação musical, criatividades e diversidades na escola: encantando e desconstruindo discursos ingênuos, Viviane Beineke
Capítulo 2: Entre consciência negra/indígena e privilégio branco: por uma educação musical antirracista que começa em nós, Flavia Candusso & Valnei Souza Santos
Capítulo 3: Educação musical anticapacitista: perspectivas humanizadoras e emancipatórias na escola, Regina Finck Schambeck
Capítulo 4: Gênero e interseccionalidade: práticas músico-pedagógicas como vetores sociais de subjetivação, Vânia Beatriz Müller
Capítulo 5: O coco de roda na Paraíba e a educação musical antirracista, Eurides de Souza Santos & Katiusca Lamara dos Santos Barbosa
Capítulo 6: Do movimento negro à educação musical antirracista: cultura afro-brasileira no livro didático, Eloisa Costa Gonzaga
Capítulo 7: Crianças fazendo música: ampliar escutas docentes com a Sociologia da Infância, Sandra Mara da Cunha
Capítulo 8: “É tipo assim, música não só se ouve, se sente”: escutando criativamente na escola, Helena Lopes da Silva
Capítulo 9: Escola e educação musical: o que é ou o que pode ser?, Teresa Mateiro
Capítulo 10: O ensino de música na educação básica: legislação educacional, conquistas e desafios para uma educação musical democraticamente acessível na escola brasileira, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
Capítulo 11: Currículos criativos e inovadores em música: proposições decoloniais, Luis Ricardo Silva Queiroz
Código: |
173415 |
EAN: |
9788584043620 |
Peso (kg): |
0,636 |
Altura (cm): |
20,00 |
Largura (cm): |
27,00 |
Espessura (cm): |
3,00 |
Especificação |
Autor |
Viviane Beineke |
Editora |
HUCITEC EDITORA |
Ano Edição |
2023 |
Número Edição |
1 |