• Educação musical: diálogos insurgentes

É pesquisa.

É experiência-exercício.

É educação.

É insurgência.

É educação musical

É trabalho de professoras e professores.



Este livro é pautado em diálogos com temáticas emergentes, contemporâneas à educação musical e mais do que necessárias para movimentar outras ideias e trazê-las ao contexto de nossas discussões e práticas profissionais.

As escritas são de autoras e autores que trazem de si o que pulsa no professorar. Professoras e professores tratam aqui das diversidades e diferenças, das criatividades, das infâncias, das negritudes e branquitudes, dos capacitismos e anticapacitismos.

São ensaios que testemunham o fazer reflexivo e profundo, de cada uma e cada um, e que declaram seu amor pela vida, pela educação, pela educação musical, pelo mundo. São produções desacomodadas que nos desestabilizam. Reenfatizo: é trabalho de professoras e professores que têm na música sua conexão com o mundo, com as educações e seus enfrentamentos para a construção humana.

Eis o sentido da insurgência: forma de potencializar a construção de utopias.

Cláudia Ribeiro Bellochio



Este livro é fruto do trabalho de professoras(es) e pesquisadoras(es) que têm atuado com afinco para mostrar e criar entrespaços para outros movimentos possíveis entre as músicas e as educações, provocando rupturas em relação a processos cristalizados, os quais, muitas vezes, dominam imaginários da existência humana.

Destinada a todas(os) que acreditam na educação como possibilidades de pensar e construir mundos, esta é uma obra escrita por um coletivo que nos aguça pensar a educação musical entrelaçada a questões que distinguem e valorizam o ser humano e a música em suas diversidades e diferenças, em modos de existir e construir o mundo.

Cláudia Ribeiro Bellochio



Sumário

Apresentação: É pesquisa. É experiência-exercício. É educação. É insurgência. É trabalho de professoras e professores, Cláudia Ribeiro Bellochio

Capítulo 1: Educação musical, criatividades e diversidades na escola: encantando e desconstruindo discursos ingênuos, Viviane Beineke

Capítulo 2: Entre consciência negra/indígena e privilégio branco: por uma educação musical antirracista que começa em nós, Flavia Candusso & Valnei Souza Santos

Capítulo 3: Educação musical anticapacitista: perspectivas humanizadoras e emancipatórias na escola, Regina Finck Schambeck

Capítulo 4: Gênero e interseccionalidade: práticas músico-pedagógicas como vetores sociais de subjetivação, Vânia Beatriz Müller

Capítulo 5: O coco de roda na Paraíba e a educação musical antirracista, Eurides de Souza Santos & Katiusca Lamara dos Santos Barbosa

Capítulo 6: Do movimento negro à educação musical antirracista: cultura afro-brasileira no livro didático, Eloisa Costa Gonzaga

Capítulo 7: Crianças fazendo música: ampliar escutas docentes com a Sociologia da Infância, Sandra Mara da Cunha

Capítulo 8: “É tipo assim, música não só se ouve, se sente”: escutando criativamente na escola, Helena Lopes da Silva

Capítulo 9: Escola e educação musical: o que é ou o que pode ser?, Teresa Mateiro

Capítulo 10: O ensino de música na educação básica: legislação educacional, conquistas e desafios para uma educação musical democraticamente acessível na escola brasileira, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo

Capítulo 11: Currículos criativos e inovadores em música: proposições decoloniais, Luis Ricardo Silva Queiroz

Código: 173415
EAN: 9788584043620
Peso (kg): 0,636
Altura (cm): 20,00
Largura (cm): 27,00
Espessura (cm): 3,00
Especificação
Autor Viviane Beineke
Editora HUCITEC EDITORA
Ano Edição 2023
Número Edição 1

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Educação musical: diálogos insurgentes

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$69,00