A educação, a cultura e os patrimônios culturais são temáticas necessárias para uma educação básica que visa à formação cidadã para as novas gerações. A globalização da economia, a sociedade do espetáculo, as políticas educacionais e culturais inspiradas nos princípios neoliberais, a massificação da cultura e sua espetacularização, entre outros aspectos, enfraquecem as culturas locais, evidenciando-se a necessidade de se proporcionar, aos alunos/citadinos, tempos e espaços para conhecer e fruir do patrimônio cultural de sua localidade, com vistas a fortalecer as identidades culturais locais. Este livro contempla os conceitos básicos para uma educação patrimonial crítica, como meio de desenvolver no educando uma consciência crítica perante a cultura e os patrimônios culturais que foram se constituindo em seu país, em sua cidade, na comunidade em que vive. É por intermédio de uma aproximação significativa e problematizadora frente ao seu legado cultural, que o aluno poderá se apropriar desta herança e se conscientizar sobre seu papel de cidadão no zelo e na preservação dos bens culturais de seu entorno. Em um segundo momento, o livro apresenta algumas perspectivas para as escolas desenvolverem um projeto didático voltado aos patrimônios culturais, como também algumas alternativas metodológicas para orientar o trabalho docente. Para tanto, utilizou-se os princípios da Pedagogia de Projetos, contemplando a educação patrimonial como um objeto de estudo interdisciplinar, com ações que permeiam o ensino de arte, história, literatura, geografia, entre outros.
Código: |
29117 |
EAN: |
9788544431603 |
Peso (kg): |
0,260 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,90 |
Especificação |
Autor |
Francisco Carlos Franco |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |