Esta coletânea de textos assume um compromisso com a pesquisa, com a descolonização do pensamento e com as epistemologias em torno de um campo recente em constituição da pesquisa em educação ambiental. Nossas investigações são potencializadas e potencializadoras com as culturas locais a partir da contextualização dos graves problemas ambientais, sociais, políticos, culturais e filosóficos que nos afetam antes e durante a realização de nossas pesquisas. Com isso, criamos infinitas possibilidades de investigação. A abordagem metodológica da pesquisa em educação ambiental que temos adotado não se prende às amarras de um caminho determinado, estreito e inflexível. Não estamos defendendo que não devemos traçar caminhos ou ter pressupostos em nossas pesquisas; nosso argumento é o de considerar o imprevisível em sua trajetória. A lógica binária é um dos mecanismos de controle criados pela colonialidade e, por isso, sujeito e objeto, cultura e natureza são complementares. Em nossas pesquisas, exploramos as formas de resistências produzidas, as experiências de culturas com usos de práticas sustentáveis para garantir seus modos de vida e analisamos como comunidades/escolas desenvolvem formas de se relacionar com as naturezas culturas. Partimos de um pensamento decolonial para defender a pesquisa em educação ambiental. Portanto, as relações com o lugar e as histórias produzidas na visão de saberes culturais locais e sustentáveis nos mobilizam, em especial, porque suscitam a criação de uma outra pedagogia, longe de dogmas. Buscamos, assim, uma permanente correlação entre o lugar, as culturas e as produções narrativas dos sujeitos/comunidades/escolas.
Código: |
28968 |
EAN: |
9788544428269 |
Peso (kg): |
0,400 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,40 |
Especificação |
Autor |
Martha Tristão |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |