• A educação reflexiva na teoria social de Pierre Bourdieu

Neste livro, o autor discute como a abrangente teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002) trata a educação como um componente fundamental dos processos de constituição do mundo social. Conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução social são importantes ferramentas teóricas utilizadas para entender como o sistema escolar confirma e reproduz as desigualdades “de desempenho escolar de crianças provenientes das diferentes classes sociais”. Evidenciam-se, assim, mecanismos muitas vezes ocultos – ou que insistimos em não enxergar – presentes no cotidiano escolar, que contribuem para a reprodução das desigualdades sociais e das formas de dominação política que hierarquizam as sociedades contemporâneas. Para Pierre Bourdieu, somente se conhecermos os mecanismos que fazem que a educação escolar contribua para a reprodução das desigualdades e dos privilégios, poderemos trabalhar para construir alternativas pedagógicas críticas e reflexivas que os minimizem ou até mesmo os neutralizem, como nos sugerem alguns princípios pedagógicos apresentados aqui para o debate educacional.

Código: 64103
EAN: 9788515043248
Peso (kg): 0,133
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,40
Especificação
Autor Walter Lúcio de Alencar Praxedes
Editora EDIÇÕES LOYOLA
Ano Edição 2015
Número Edição 1

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A educação reflexiva na teoria social de Pierre Bourdieu

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$22,00