Os conteúdos tratados neste livro giram em torno das relações existentes em sala de aula entre três atores principais: o professor, o currículo e o aluno, estando, dessa forma, subdividido em três unidades. Na primeira, o professor é analisado quanto à sua formação e condição de profissional do ensino, culminando nos saberes necessários para que esse profissional desenvolva suas funções em sala de aula. Na segunda unidade, o aluno entra em cena e o foco recai sobre as teorias que o mantém como componente central dos processos de ensino e aprendizagem. Entendendo que o objetivo final do trabalho do professor em sala de aula é desenvolver a aprendizagem em seus alunos por meio do ensino, o autor analisa como esses dois atores relacionam-se e influenciam-se durante esses processos. Finalmente, na terceira unidade, é acrescentado o currículo ao cenário de sala de aula, procurando demonstrar que sua configuração traz concepções de mundo que acabam por moldar os relacionamentos entre professor e aluno. Não só isso, o currículo é capaz de determinar o tipo de ensino e aprendizagem que será desenvolvido em sala de aula, caracterizando-se como componente essencial desses processos.
| Código: |
168580 |
| EAN: |
9788576002680 |
| Peso (kg): |
0,200 |
| Altura (cm): |
27,00 |
| Largura (cm): |
21,00 |
| Espessura (cm): |
0,40 |
| Especificação |
| Autor |
Fernando Stanzione Galizia |
| Editora |
EDUFSCAR |
| Número Edição |
1 |