A obra que ora apresentamos reúne as principais discussões que permeiam o cenário do processo de alfabetização, no Brasil e em Portugal. A grande maioria dessas temáticas, também presentes em outros países de Língua Portuguesa, aborda as habilidades metalinguísticas. Pesquisadores do Brasil e de Portugal dividem os espaços deste livro para auxiliar nos avanços destas discussões, com questões teóricas e práticas. As análises metalinguísticas têm sido alvo de pesquisadores há muitos anos. Dentro desse contexto e largamente difundida, hoje, a ‘Ciência da Leitura’ tem se mostrado como um dos maiores suportes em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Nessa perspectiva, diversos autores têm enfatizado a importância de se considerar os estudos empíricos acerca do desenvolvimento da leitura e da escrita, para fins de auxiliar o processo de alfabetização. Ressaltamos, no entanto, que este processo não caminha sozinho, pois há décadas que se discute, também, sobre a importância das práticas sociais de leitura e de escrita, dentro e fora da escola. Ou seja, os processos de alfabetização e de letramento devem estar sempre juntos, o que não significa que estratégias rigorosamente sistematizadas de ensino da leitura e da escrita não devam fazer parte deste contexto.
| Código: |
28181 |
| EAN: |
9788580429206 |
| Peso (kg): |
0,514 |
| Altura (cm): |
23,00 |
| Largura (cm): |
16,00 |
| Espessura (cm): |
1,50 |
| Especificação |
| Autor |
Ana Sucena Fernanda Leopoldina Parente; Santos Tania Moron Saes; Viana Jáima Pinheiro de; Braga Oliveira |
| Editora |
EDITORA CRV |
| Número Edição |
1 |