A obra As estratégias de Escolarização Primária na cidade de Rio Claro-São Paulo (1889-1920), busca mapear as organizações escolares na primeira república, procurando analisá-las nas suas múltiplas estratégias de escolarização primária. A partir da lei da obrigatoriedade do ensino (1874), procuramos entender como as cidades do interior paulista se organizaram para atender a esta imposição legal. O recorte temporal (1889-1920) foi escolhido por se tratar de uma fase de efervescência na república, principalmente na difusão da escola primária, em 1920. A Reforma Sampaio Dória é indicada como marco delimitador para observar como estas estratégias foram sendo forjadas, por se constituir em um projeto que vai redefinir a estrutura educacional paulista do período, diminuindo o tempo de escolarização oficial, ampliando o número de alunos atendidos. Ao utilizarmos o recurso da micro-história e observar com uma lente de aumento as particularidades dessa cidade interiorana, foi possível identificar a criação dos grupos escolares, a expansão das escolas isoladas, as iniciativas particulares implementadas e os sujeitos que circularam nesses espaços. Desta forma, ficou evidente que a escolarização primária nas cidades do interior não estava centrada nos grupos escolares. Os municípios tiveram um papel importante no processo de escolarização e a as escolas isoladas, sejam estas municipais ou estaduais, assim como a iniciativa particular foram fundamentais para atender a população que estava nos locais mais distantes do centro urbano.
Código: |
76029 |
EAN: |
9786525101309 |
Peso (kg): |
0,440 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,60 |
Especificação |
Autor |
Daniela Cristina Lopes de Abreu |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |