O COMPÊNDIO APTAMENTE reúne 5 Módulos Cognitivos de caráter manipulativo (material transformável para manuseamento prático) que apresentam diversos desafios com vista ao enriquecimento, à estimulação, à reabilitação e ao treino do potencial cognitivo da população com Necessidades Educativas Especiais (NEE) ou com Dificuldades de Aprendizagem (DA).  Este instrumento psicopedagógico apresenta propostas de resolução prática assentes em diversos desafios cognitivos [tarefas], para que sejam executados pelo sujeito com NEE ou DA.  O COMPÊNDIO APTAMENTE destina-se exclusivamente ao Educador (aqui entendido como professor, professor de Educação Especial, psicólogo, familiar, terapeuta ou um outro elemento), uma vez que pretende ser uma ferramenta de apoio à aprendizagem e à relação psicopedagógica entre o Educador (sujeito emissor) e o sujeito com NEE ou DA (sujeito recetor).   O sucesso, a eficácia e a eficiência deste instrumento depende da aplicação, estilo e frequência de todo um processo de mediação/mediatização, enquanto incremento à proficiência cognitiva dos sujeitos com NEE ou DA.   Este é o Volume I da coleção Compedium.   «A Sebenta MegaMente e o Compêndio AptaMente foram desenhados para crianças com diferenças e preferências, dificuldades e défices cognitivos, e visam, essencialmente, ser implementados em termos educacionais, para prevenir, compensar e combater disfunções, perturbações e transtornos de aprendizagem.»  Professor Doutor Vítor da Fonseca  «(…) a Sebenta MegaMente e o Compêndio AptaMente (…) são obras fundamentais para a formação inicial e continuada de professores.    Professor Doutor Vítor da Fonseca  «Trata-se de programas de facilitação e de promoção de competências cognitivas que merecem todo o cuidado da parte de todos os profissionais de educação, e não só, que têm a seu cargo crianças ou jovens com tais problemas, pois a nossa escola encontra-se bastante carenciada de programas de enriquecimento de pré-aptidões e de competências cognitivas básicas de aprendizagem, bem como, de programas de prevenção de insucesso escolar.»  Professor Doutor Vítor da Fonseca  «Pensamos que muitos professores encontrarão inspiração para a diversidade a partir das inovadoras sugestões que estes instrumentos apresentam. Se tais situações e suportes de aprendizagem resultaram com crianças com défices cognitivos, pensamos que muitas crianças poderão beneficiar com os desafios, as tarefas e as propostas neles sugeridos.»  Professor Doutor Vítor da Fonseca  «A escola não pode continuar a resistir à mudança, tem de se adaptar à neurodiversidade, precisa de novos recursos de avaliação dinâmica e de novos modelos de intervenção preventiva, os instrumentos agora apresentados podem ser um deles, é essa uma das nossas recomendações.»    Professor Doutor Vítor da Fonseca
 
            
              
                
                  | Código: | 
                  188712 | 
                
                
                  | EAN: | 
                  9789895145041 | 
                
                
                  | Peso (kg): | 
                  0,100 | 
                
                
                  | Altura (cm): | 
                  22,00 | 
                
                
                  | Largura (cm): | 
                  14,00 | 
                
                
                  | Espessura (cm): | 
                  1,00 | 
                
              
             			
                        
              
                                
                  
                    | Especificação | 
                  
                
                
                                
                  | Autor | 
                  Fernanda Bastos | 
                
                                
                  | Editora | 
                  CHIADO EDITORA | 
                
                                
                  | Ano Edição | 
                  2015 | 
                
                                
                  | Número Edição | 
                  1 |