Os professores formadores das licenciaturas, em sua maioria, têm formação inicial nas áreas de referência e/ou Pedagogia, com mestrado ou doutorado em áreas afins. Diante desse quadro, observam-se uma desarticulação dos conhecimentos disciplinares que compõe o curso e descompassos entre teorias e práticas inerentes ao contexto da formação e atuação profissional. Assim coloca-se a questão: como promover uma recriação da prática curricular e efetivar o trabalho com as Práticas enquanto Componente Curricular (PeCC), conforme propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura? Argumento em defesa de que a criação de espaços de pesquisa-ação crítica e emancipatória, atrelada com um trabalho referente aos registros diários das suas práticas profissionais permite processos de reconstrução de conhecimentos e concepções emergentes das reflexões críticas e coletivas sobre tais práticas. Assim, o objetivo do livro é publicizar as pesquisas de cada professor formador e compreender as características do espaço formativo no que se refere ao diálogo e articulação entre diferentes núcleos que compõe o curso e como ocorre o processo de constituição do professor-pesquisador na comunidade de interação criada e investigada.
Código: |
26687 |
EAN: |
9788544436141 |
Peso (kg): |
0,320 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Especificação |
Autor |
Adão Caron Cambraia |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |