As famílias contemporâneas têm sido lugar e motivo de muitas reflexões nas mais distintas áreas do conhecimento. A pesquisa desenvolvida por Cláudia Paranhos reforça a importância de olhar para o que se processa no interior da família. Este diferencial amplia qualitativamente o trabalho na medida em que a escolha metodológica da pesquisa é de se debruçar não apenas nos percursos institucionais ou institucionalizados do cuidado, da proteção e da inclusão, mas, antes, estudar a forma como as famílias se organizam, escolhem, refletem, excluem e “fabricam” os projetos de educar e socializar os(as) filhos(as) com deficiência. As análises da autora são muito atentas, dando conta de uma complexidade de afetos, emoções, desafios e projetos em famílias com presença de uma pessoa com deficiência intelectual. A partir de entrevistas minuciosas e observação do cotidiano das pessoas, a autora passeia entre as inseguranças no processo de cuidar, educar e socializar diante da peculiaridade da síndrome de down. A delicadeza do estudo está no fino aprofundamento que enfoca a deficiência intelectual como inscrita no dinamismo do coletivo: as redes de apoio parental e social como um longo caminho de construção de processos educativos. O tema convoca outras discussões, em particular aquela sobre a escola inclusiva e a emergência desta nos meios educacionais. Lívia Fialho Costa Doutora em Antropologia (École des Hautes Études em Sciences sociales, Paris). Realizou pós-doutorado em Educação (Université Paris 13-França). Professora do Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (Campus 1), da Universidade do Estado da Bahia-Uneb e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea (Ucsal).
Código: |
76081 |
EAN: |
9786525108551 |
Peso (kg): |
0,450 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,60 |
Especificação |
Autor |
Cláudia Paranhos Portela |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2021 |
Número Edição |
1 |