A psicologia analítica, a etnopsiquiatria e a antropologia demonstraram a presença de “formas” – que Jung chamou “arquétipos” – no inconsciente coletivo: núcleos simbólicos presentes nos mitos, nas criações artísticas, nas religiões e nos sonhos, que alimentam e dão continuidade à vida psíquica ao longo das gerações. A psicologia da educação também deve voltar o olhar para captar o pano de fundo arquetípico e simbólico que tornou possível a transmissão educativa no Ocidente.
Essa tradição destaca o tema da alma, entendida como princípio da própria identidade pessoal. Diante dos fenômenos da proliferação de informações – que circulam em altíssima velocidade, arriscando derrotar a capacidade do indivíduo de decidir e orientar-se – e da tendência a acabar com as diferenças para favorecer a produção e o consumo de bens artificiais, a tarefa fundamental de todo percurso formativo e educativo parece ser ajudar as novas gerações a descobrir o gosto pela liberdade pessoal e a assumir sua consequente responsabilidade.
| Código: |
65164 |
| EAN: |
9788515045778 |
| Peso (kg): |
0,357 |
| Altura (cm): |
23,00 |
| Largura (cm): |
16,00 |
| Espessura (cm): |
1,20 |
| Especificação |
| Autor |
Paolo Cláudio; Ferliga Risé |
| Editora |
EDIÇÕES LOYOLA |
| Ano Edição |
2019 |
| Número Edição |
1 |