A autora Camila Sousa da Silva, por meio da obra “Cursos Tecnólogos: entre os limites da formação profissional e a urgência por uma outra educação”, nos brinda com suas reflexões acerca das tensões existentes entre a linearização profissional do conhecimento e a flexibilização dos saberes requeridos à formação superior contemporânea. Na medida em que avançamos na leitura desta obra, somos apresentados a uma grande encruzilhada: a sociedade contemporânea precisa decidir se deseja ser educada ou simplesmente treinada. De frente para esta encruzilhada, a autora apresenta suas interpretações e suas inquietudes, muitas delas sentidas por todos aqueles que estão inseridos diretamente no contexto educacional e que vivem esta crise existencial. Para tanto, sustenta suas reflexões nos dizeres de Edgar Morin e em sua teoria da complexidade, mas outros autores também são visitados e convidados para o diálogo, tais como Zygmunt Bauman e seus pensamentos sobre a liquidez contemporânea. A autora faz um alerta aos educadores sobre a necessidade de, mais cedo ou mais tarde, inserirem-se nesta reflexão, assumindo a subjetiva e a complexidade intrínsecas ao ato de educar. Neste sentido, a obra de minha grande amiga e colega Camila constitui-se como leitura indispensável para quem deseja avançar pelas encruzilhas existentes nos caminhos da educação. Fábio Roberto Pillatt Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI e Professor da Faculdade de Balsas – UNIBALSAS
Código: |
28879 |
EAN: |
9788544424964 |
Peso (kg): |
0,230 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Especificação |
Autor |
Camila Sousa da Silva |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |