São inúmeros os desafios que se impõem ao professor de Educação Infantil no século XXI. Hoje, a figura do professor não é mais aquela que molda comportamentos ou repassa conhecimentos aos “alunos”, mas a de interlocutor que organiza ambientes e materiais e troca informações com a criança em um processo recíproco de aprendizado. Contudo, não é possível falar em ação colaborativa se existe uma linha hierárquica verticalmente estabelecida entre o professor e seus “alunos”. É preciso uma relação mais próxima, em que o professor esteja atento aos interesses e necessidades das crianças, criando um ambiente acolhedor em que as interações e brincadeiras sejam, de fato, os eixos norteadores das práticas pedagógicas. Além disso, é necessário que o professor considere que a educação não se limita à escola, mas que acontece na vida diária, na relação entre os seres humanos nos diferentes contextos e situações. Assim, esse profissional precisa adotar uma postura de horizontalidade diante das crianças e reconhecer que o saber que possui não é melhor ou necessariamente mais importante que o conhecimento que cada sujeito leva consigo. Nesse sentido, Desafios para a docência na Educação Infantil no século XXI reúne textos significativos para pensarmos sobre a docência na primeira etapa da Educação Básica e refletirmos acerca do lugar que o professor ocupa enquanto parceiro mais experiente que pode contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças com as quais trabalha
Código: |
27788 |
EAN: |
9788544417263 |
Peso (kg): |
0,390 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Especificação |
Autor |
Sinara Almeida da Costa |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |