• Ditos e interditos em educação brasileira

A decadência ideológica decorre do pensamento pós-moderno hegemônico nas múltiplas determinações da sociabilidade. A degenerescência do papel histórico da educação escolar e a fragilidade dos princípios que a orientam, denominado de “recuo da teoria”, conjugada às dificuldades estruturais do sistema educacional, em geral, não produzem apenas pessimismo pedagógico, e sim, caos à formação cultural e intelectual das gerações. Memorando Gramsci, poderíamos dizer que vivemos em plena atitude de renúncia à educação das gerações, numa impressão de que as gerações mais velhas renunciaram ao papel de educar as gerações jovens, e estas cometem o mesmo erro. O fracasso gritante das velhas gerações se reproduz tal e qual na geração que agora parece dominar. Fica claro, então, que ao mesmo tempo em que se faz necessária a crítica do real (do reducionismo da atividade educativa, da fragmentação e do relativismo do conhecimento objetivo, do subjetivismo que engrandece a experiência do indivíduo), cabe, em igual proporção, o esforço na formulação de uma teoria pedagógica que supere o esvaziamento do papel da educação escolar. Gestine Cássia Trindade UFSCAR

Código: 28542
EAN: 9788580425048
Peso (kg): 0,454
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,20
Especificação
Autor Jean Mac Cole Tavares Francisco Ari de; Santos Andrade
Editora EDITORA CRV
Número Edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Ditos e interditos em educação brasileira

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$73,18