O Brasil contemporâneo nos desafia, cada vez mais, à Cria-Ação. Publicar conhecimentos acadêmicos tornou-se praticamente uma “insubordinação criativa”, aquela que nos ensina que as minorias têm voz e vez, pois quebra as barreiras impostas pela burocracia e ditames tradicionais emolduradores; uma ação que intenta abrir portas às informações e conhecimento sistematizado, sobretudo, incluindo as camadas populares. Ser Professor(a), Ser Educador(a), é inspirar a dissolução da ignorância que aparta, que exclui e gera conflitos, pois, como nos lembra Paulo Freire, “conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto Sujeito, que o homem [e mulher] pode[m] realmente conhecer”! Nesse sentido, é de se esperar que os meios acadêmicos e escolares agucem os sentidos e a curiosidade epistemológica em ampla escola e em espaços inimagináveis na sociedade, e que as produções acadêmicas se expandam além dos muros institucionais e físicos. Há que se zelar por uma Educação democrática, autônoma e de qualidade aos diferentes aprendizes. Uma educação que preze por aquilo que esses Sujeitos trazem, seja em estado bruto, frutos de suas vivências; seja da herança cultural de seu contexto social e/ou de comunidade (comum-idade). Uma educação que não somente respeite os saberes dos educandos, daqueles pertencentes às camadas menos favorecidas, mas, sobretudo, que os olhem e os vejam, pois é preciso incluir estes atores nas discussões e atentar para a origem e razão de ser de alguns desses saberes que trazem, relacionando-os com o currículo e o processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos abordados, estabelecendo, assim, uma “intimidade” no chão da sala de aula.
Código: |
27486 |
EAN: |
9788544440674 |
Peso (kg): |
0,430 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,50 |
Especificação |
Autor |
Rita de Fátima Francisco Ari de; Muniz Flávio Muniz; Andrade Ana Lúcia Oliveira; Chaves Aguiar |
Editora |
EDITORA CRV |
Ano Edição |
2020 |
Número Edição |
1 |