Diante da diversidade de temática acerca da educação, considero que este livro é mais um presente aos educadores e demais interessados na educação formal, não formal e informal no nosso país. Apresenta uma amostra significativa do cenário atual da educação formal no Brasil, bem como o limiar das possiblidades e dos limites impostos atualmente no sistema educacional brasileiro. Limites esses que inferem e demarcam a gestão escolar, a ambiência da escola, as práticas pedagógicas, os recursos didáticos, as condições de trabalho, a segurança de professores e alunos, os recursos materiais, e até mesmo, e inclusive, as condições humanas devido a baixa valorização do trabalho do professor; dentro e fora da sala de aula. Para além desses limites, a educação formal, tem de se adequar ao contexto e ser inclusiva com todas as adversidades, sejam estas relacionadas ao gênero, à sexualidade, à necessidades especiais ou a qualquer outra, e de outra natureza, pois é da competência dela, incluir, educar e produzir aprendizagem superando dificuldades e enfrentando desafios, que cá entre nós, são muitos, dado ao valor que a educação tem para os nossos governantes. É da competência dos profissionais educadores, mais especificamente dos professores e pedagogos, criar possibilidades para ultrapassar todo e qualquer limite, e proporcionar educação, espaço e condições de existência como prática didático-pedagógica, considerando as afirmativas de Maria Amélia Santoro Franco, de que “as práticas pedagógicas se configuram na mediação com o outro, ou com os outros, e é esse outro que oferece às práticas seu espaço de possibilidade”.
Código: |
28882 |
EAN: |
9788544424995 |
Peso (kg): |
0,430 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,60 |
Especificação |
Autor |
Francisco Ari de Andrade |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |