Em 2005, os organizadores deste livro se reuniram em um belo final de semana para conversarem sobre suas angústias e inspirações com a educação física escolar. Desde então, reúnem-se mensalmente para estudar e pesquisar sobre suas práticas pedagógicas a partir da sistematização de quatro blocos de conteúdos temáticos (elementos culturais, movimentos, aspectos (inter)pessoais e demandas ambientais). No decorrer desse tempo, muitos professores da educação básica participaram do grupo de professores-pesquisadores, como nos autodenominamos, esporádica ou efetivamente, mas sempre de forma autônoma, visto que as relações sempre se pautaram na horizontalidade e sem vínculo institucional coletivo que nos pressionasse academicamente. Nos dois primeiros capítulos deste livro, são apresentados os objetivos e as estratégias que elaboramos ao refletirmos conjuntamente sobre os processos de ensino e aprendizagem. A seguir, há um capitulo crítico com reflexões sobre essa proposta, apontando avanços e limitações. Nos sete capítulos seguintes, são relatadas experiências com o ensino desses conteúdos de forma integrada para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Alguns dos temas abordados são: capoeira, circo, jogos e brincadeiras, habilidades motoras fundamentais, combinadas e especializadas, aspectos anatômicos, fisiológicos, psicológicos, antropológicos, demandas ambientais históricas, geográficas, sociológicas, administrativas, filosóficas do movimento do corpo humano, entre outros.
Código: |
28374 |
EAN: |
9788544414644 |
Peso (kg): |
0,430 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,40 |
Especificação |
Autor |
Tiemi Okimura-Kerr |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |