Educar perguntando - Ajuda filosófica na escola e na vida analisa a importância do valor filosófico da pergunta e do diálogo na educação, levantando aspectos essenciais da filosofia e sua história, pois, segundo o autor: " ensinar a pensar é ensinar a fazer e a fazer-se perguntas, princípio e fim da educação para uma vida boa". /n/nPedro Ortega Campos transcende os conceitos tradicionais sobre educação e propõe um amálgama em que o ato de ensinar se entrelaça com o de "viver", de modo que a educação " é uma viagem interior através do entendimento que conhece e do coração que busca aprender a viver sua dignidade humana"./n/nAmpliar a compreensão da realidade através do ato de pensar para viver melhor, capacita-nos a formular um projeto de vida pessoal, inserido na convivência com o outro. Desse modo, no capítulo I, o autor levanta as características e chaves da filosofia e de sua história. Nos segundo e terceiro capítulos, aborda a importância do "valor filosófico da pergunta, do diálogo e da comunicação que satisfazem a dupla necessidade humana de relacionar o pensamento com a realidade e o pensamento com o sentimento através da pergunta", e no quarto capítulo, discorre sobre os pré-requisitos e a metodologia necessários para se estabelecer a comunicação provocada por pergunta. /n/nEnriquecem a teoria um itinerário conceitual, no final de cada capítulo, pontuando os temas tratados, e sugestões de propostas didáticas formuladas com base em casos práticos, que auxiliam o professor na busca de caminhos para orientar os alunos, "porque o ensino-educação se parece com uma maleta com conteúdos básicos para a viagem da vida, é uma tarefa com sentido: não luxo, mas necessidade, não descoberta definitiva, mas busca incessante", em que alcançar o conhecimento implica em um diálogo entre perguntador e perguntado.
Código: |
194346 |
EAN: |
9788535623130 |
Peso (kg): |
0,320 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
15,50 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Especificação |
Autor |
Pedro Ortega Campos |
Editora |
PAULINAS |
Ano Edição |
2008 |
Número Edição |
1 |