A didática tem se destacado como um campo epistemológico dos saberes a ensinar, compreendendo o processo de teorização, problematização e proposição acerca do ensino. Nas relações entre professores, alunos, conteúdos e contextos escolares, a didática está diretamente envolvida, elaborando-se nesse processo, produzindo conhecimento sobre e para ele. Dessa maneira, o conhecimento didático está centralmente envolvido e implicado com o processo de mediação da prática pedagógica, constituindo um domínio específico de investigações, conformando uma área disciplinar e instituindo modos de ser e estar na sala de aula. Em função disso o ensino de didática nos cursos de formação docente tem sido interpelado pela escola, pelos seus profissionais, pela comunidade científica e pelas instâncias públicas e privadas envolvidas com a educação a oferecer possibilidades concretas para que os professores orientem o processo de ensino-aprendizagem de modo que os alunos aprendam eficazmente. Todavia, os sentidos atribuídos ao ensino de didática são diversos e nem sempre consensuais. Se de um lado prevaleceu a perspectiva de sua hegemonização pela via de uma produção de natureza técnica e prescritiva, por outro se fortaleceu a sua compreensão enquanto teoria do ensino, com produção de conhecimento próprio diretamente implicado com a formação e o trabalho docente. Nesse contexto, o LEPED – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores da Faculdade de Educação da UFRJ - tem trabalhado para provocar e criar ressignificações e possibilidades para a didática e seu ensino. Neste livro, seus pesquisadores e convidados compartilham suas problematizações, reflexões e experiências em torno desse movimento.
Código: |
27774 |
EAN: |
9788544417089 |
Peso (kg): |
0,650 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,70 |
Especificação |
Autor |
Giseli Barreto da Cruz |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |