A educação especial é um processo que visa promover o desenvolvimento de potencialidades de pessoas com deficiência, de condutas típicas ou de altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Tomando por base essas premissas, a partir da experiência de duas escolas públicas da Baixada Santista, esta obra se propõe a refletir sobre os impactos e os desdobramentos das práticas educativas docentes e das relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência. O caráter imperativo do Programa Ensino Integral implantado no ano 2014, no estado de São Paulo, objetivou trazer novas oportunidades para os alunos, destacando sua proposta inovadora, garantindo a qualidade do ensino e a formação do indivíduo, além de oferecer perspectivas de um futuro mais promissor, segundo os moldes e a estrutura do programa. Embora a atual política educacional preconize a inclusão “de fato” e “de direito”, constata-se que ainda há um amplo caminho a se seguir, pelo qual, apesar do atual contexto, concerne-se ao atingimento das propostas. Por isso, esta obra, além de apontar conquistas, também assinala desafios a serem superados, assim como perspectivas a serem viabilizadas, se retomadas pela governança. Questões fundamentais, a começar pelo direito à inclusão – aspecto primordial à dignidade da pessoa.
Código: |
28838 |
EAN: |
9788544422724 |
Peso (kg): |
0,330 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Especificação |
Autor |
Denise de Almeida Ostler |
Editora |
EDITORA CRV |
Número Edição |
1 |